Perfumes para casa: como escolher?

Perfumes para casa: como escolher?
20 de agosto de 2019 Angélica Flores

Meu atelier é perfumado, isso vocês já sabem. 🙂 Mas minha casa não fica para trás, viu?  Perfumo sempre os ambientes e as roupas de cama, não uso o mesmo aroma sempre. Isso porque gosto de variar o perfume de acordo com as emoções, com as estações, com os dias, etc. Mas, confesso, que tenho um perfume que é o perfume oficial lá de casa. A composição dele é simples, porém muito elegante , um casamento perfeito entre lavanda e ylang com um toque de olíbano, amyris e os preciosos cítricos da Itália, a exemplo da bergamota que, apesar de fazer parte dos cítricos, também possui notas florais extremamente sofisticadas e que são utilizadas em muitos perfumes célebres.

Os perfumes de ambiente para casa podem ser usados de diversas formas: em home-spray (o borrifador), em difusores de ambiente, em aromatizadores elétricos, em velas e sachês aromáticos. Você pode usá-los de acordo com a sua intenção em perfumar a casa. Por exemplo: se você quer o aroma de forma mais sutil, o ideal é que você utilize um borrifador. Se você quer um aroma mais presente, recomenda-se o uso de difusores e aromatizadores elétricos. Sobre isso ainda vou contar mais para vocês, porque hoje vocês vão conhecer algumas essências naturais que podem ser trabalhadas nos perfumes de ambiente.

Perfumar a sua casa vai além de borrifar um “cheiro bom”. Os aromas que ficam no ambiente influenciam, e muito, nas nossas emoções e percepções. Por isso, a dica na hora escolher o perfume para sua casa, é pensar quais são as emoções e sensações que você deseja que sejam evocados pelo perfume para que haja uma harmonia entre as notas escolhidas.

Eu te ajudo a conhecer mais sobre perfumes de ambiente para casa! ❤ Confira algumas dicas abaixo:

 

Ambiente relaxante

 

Os efeitos relaxantes são encontrados nas essências naturais de lavanda francesa, lemongrass, verbena (a Lippia alba), laranja doce, camomila e angélica. Esses aromas são ideais para quando você quer chegar em casa e, simplesmente, descansar e desligar sua mente de preocupações externas.

Ambiente de concentração

Tem horas que tudo o que precisamos é organizar as ideias, não é mesmo? Para ter mais concentração e criar um ambiente propício aos estudos, podemos trabalhar com as essências naturais de alecrim, limão, eucalipto, cedro atlas, hortelã do campo, vetiver, sândalo e patchouli.

Ambiente alegre e descontraído


Sorrir e ser feliz. Quem não quer? 🙂 Para estimular a alegria e o bom humor, é possível utilizar as essências naturais de mandarina, néroli (flor de laranjeira), grapefruit e litsea Cubeba. Seu ambiente estará estimulado à comunicação e interação.

Ambiente sofisticado

Um ambiente sofisticado e luxuoso não depende apenas da escolha dos móveis e da decoração, mas também da escolha do perfume certo. Algumas das essências naturais que trazem a sensação de luxo para o ambiente são: pêssego, pitanga, jasmim, gerânio, amêndoas amargas, ylang ylang, benjoin, cardamomo, amyris  e bergamota.

Ambiente aconchegante

 

Para criar a sensação gostosa de aconchego e de receptividade, podemos usar as essências naturais de canela, erva-doce, anis, lavandin, baunilha, cacau e capim cidreira.

_____________________________________________________________________________________________________

É claro que existem outras essências naturais que podemos utilizar. Essas são apenas alguns exemplos para você começar a aprender um pouco sobre perfumes para ambiente.

Não basta misturar todas essas essências naturais para obter o efeito desejado. Existem técnicas de composição que são essenciais para se estruturar um perfume realmente bom. No próximo post, você vai aprender um pouco sobre uma dessas técnicas.

E eu vou te contar isso e muito mais no curso Perfumaria Natural de Ambiente. Confira: https://www.labriseparfum.com/cursos/

Abraços perfumados e até breve! 🙂 

Angélica Flores.