A perfumaria natural de ambiente no mercado de nicho brasileiro

A perfumaria natural de ambiente no mercado de nicho brasileiro
27 de agosto de 2019 Angélica Flores

Os perfumes fazem parte da nossa tradição e cultura há muito tempo. Cada vez mais, as fragrâncias são inseridas no nosso dia a dia: nos hábitos de higiene, nos rituais de beleza e até mesmo em espaços corporativos, com a chegada do marketing olfativo. E é aí que entra a verdadeira revolução dos perfumes de ambiente. Eles estão presentes em diversos momentos do nosso dia, muitas vezes atuando no nosso inconsciente e influenciando nossos comportamentos… Porém, há de se levar em conta que o mercado mudou em decorrência de um novo perfil de consumo que passa a ganhar força no Brasil: o consumo consciente, saudável e de qualidade. E não para por aí. A perfumaria de nicho também cresce, a fim de atender consumidores exigentes e informados, que querem muito mais do que utilizar um perfume de ambiente. Pensam no conteúdo do perfume, querem saber o que existe dentro dele e quais são os benefícios e efeitos de bem-estar que ele trará. Os perfumes de ambiente com fórmulas 100% naturais ganham espaço e começam a conquistar os corações de pessoas conectadas com tais mudanças. 

Segundo a Euromonitor, a estimativa é que o mercado de produtos naturais atinja 50% de crescimento em 2019 e a tendência é que esse mercado cresça ainda mais até 2021. 

As primeiras essências naturais no Brasil ficaram conhecidas em decorrência da aromaterapia. Mas observou-se que os próprios consumidores de produtos de aromaterapia desejavam não apenas receber os efeitos terapêuticos dos óleos essenciais, como também usufruir de sua fragrância. Porém, o perfume em si não é um objeto de estudo dessa área de conhecimento. Empresas de aromaterapia começaram a criar seus perfumes de ambiente, mas deixaram − e muito − a desejar na harmonização de sua fórmula. Tudo bem, isso não é necessariamente uma crítica. Mas é importante para entendermos que aromaterapia e perfumaria natural são dois estudos que, ainda que se complementem, provém de áreas diferentes. A especialidade em criar verdadeiros perfumes de ambientes naturais fica sob a responsabilidade da perfumaria natural, uma perfumaria de nicho, que ainda tem muito espaço para conquistar no Brasil.
Os consumidores também buscam cada vez mais exclusividade, almejando uma receita única e personalizada. E essa é uma outra tendência da perfumaria! Segundo o Caderno de Tendências do SEBRAE para o mercado brasileiro de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (2019-2020), a perfumaria personalizada chegou com tudo em 2019 e continuará ainda mais forte. 

 

E como funciona essa personalização? Primeiramente, é necessário conhecer um grande número de óleos essenciais e outras essências naturais disponíveis. Depois, é preciso entender quais necessidades do cliente serão supridas através desse perfume natural que estará presente em determinados espaços comuns. Isso também vale na criação de perfumes para a casa. Mas o único segredo por trás de tudo isso é estudar. Isso mesmo, o profissional da perfumaria precisa se atualizar e estar em constante estudo para atender esse novo mercado. 

Depois de uma temporada de estudos sobre a perfumaria na França, pude compreender as tendências citadas e, por isso, decidi contribuir com o crescimento desse mercado no Brasil, através de cursos que preparam os profissionais da perfumaria, ou mesmo iniciantes, para atender o público inserido nesse novo cenário que se apresenta. Hoje, sou uma das pioneiras nessa área e ofereço meus cursos na La Brise, empresa que nasceu em 2015. A proposta é simples: eu te ensino técnicas de composição e segredos que irão te ajudar a criar perfumes únicos através de ingredientes de origem 100% natural. Mas são muito mais do que cursos. São experiências que você levará para sempre em sua vida profissional e pessoal e que te possibilitarão seguir no caminho da perfumaria natural, uma perfumaria de nicho que cresce e se destaca cada vez mais. 

________________________________________________________________________________________________________

Gostou do texto? Quer aprender a criar perfumes de ambientes com fórmulas naturais e se destacar na perfumaria de nicho? Confira nosso curso Perfumes Naturais de ambiente através deste link: labriseparfum.com/cursos/

Abraços perfumados e até breve! 🙂

Texto: Angélica Flores.
Revisão: Ivi Belmonte.